Fernando Brambilla (PMDB) foi eleito neste domingo prefeito de Santa Fé (Noroeste do estado). Ele é filho de Pedro Brambilla, que teve o mandato cassado há um ano pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob a acusação de compra de votos e transporte irregular de eleitores no pleito de outubro de 2004. A nova eleição só foi marcada depois de decorrido o prazo para recursos.
Fernando Brambilla obteve 3.018, 54,1% dos 5.573 votos válidos. O segundo colocado, João Mauro Siamarde (PPS), ficou com 2.140 votos (38,3%). O terceiro colocado foi Sidney Paulo Assaiante (PP), com 236 votos (4,2%). Foram registrados 114 votos nulos e 65 em branco. No total, votaram 5.573, dos 6.256 eleitores do município, que tem cerca de 10 mil eleitores e economia baseada na agropecuária.
A eleição ocorreu das 8 às 17 horas, em 23 seções eleitorais, distribuídas em duas escolas do município. Segundo Fábio Marins Domingues, auxiliar de cartório do Fórum de Astorga comarca à qual pertence Santa Fé não foram registrados incidentes durante a votação. Domingues informou que a posse do eleito deverá ocorrer entre o fim deste mês e o início de julho.
Fernando Brambilla, que era presidente da Câmara de Vereadores e se licenciou para disputar a prefeitura, ocupou o cargo de prefeito enquanto corria no TRE o recurso contra seu pai. O segundo colocado na eleição de 2004 Laudelino Crivelari (PSDB) não pôde assumir o cargo com a cassação do prefeito porque Pedro Brambilla havia obtido mais de 50% dos votos. A lei eleitoral manda que, nesses casos, seja convocada nova eleição.