O aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio, reabriu para decolagens por volta das 16h desta sexta-feira (17), após ficar com todas as operações suspensas por quase 10 horas em decorrência da chuva. Os pousos, porém, continuavam impedidos por volta das 17h50.
Mesmo com a liberação das decolagens, nenhum avião tinha decolado até as 17h50, uma vez que nenhuma aeronave tinha pousado no aeroporto durante todo o dia. O terminal chegou a abrir às 6h, mas fechou às 6h15 para decolagens e às 6h45 para pouso, devido à chuva e, também, a forte neblina.
De acordo com a Infraero (estatal que administra o aeroporto), dos 108 voos programados para todo o dia, 75 (69,4%) foram cancelados, segundo balanço divulgado às 17h. Pelo site do órgão, voos de todo o dia aparecem como cancelados, mas alguns voos marcados para depois das 18h aparecem como previstos.
As filas nos balcões de check-in das companhias aéreas foram longas durante todo o dia. A todo instante, o sistema de som informava o fechamento das pistas. As companhias aéreas remanejaram passageiros para o Galeão, na Ilha do Governador, ou remarcaram as viagens.
Os passageiros que pretendem embarcar no aeroporto Santos Dumont devem entrar em contato com as empresas para verificar a disponibilidade do voo.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora