Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Religião

Santuário do Rocio tem visitação recorde

Lenny Kravitz fez melhor show | AFP PHOTO / Luisa DE PAOLA
Lenny Kravitz fez melhor show (Foto: AFP PHOTO / Luisa DE PAOLA)

O Santuário de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, recebeu perto de 10 mil pessoas neste fim de semana. O número é considerado recorde pela organização do evento, que vem acontecendo regularmente há três anos. Na romaria realizada ontem, havia cerca de 6 mil pessoas presentes. Para o padre Joaquim Parron, reitor do santuário, o grande número de participantes é um indício do aumento da devoção pela Padroeira do Paraná.

"A devoção a Nossa Senhora do Rocio é muito antiga, mas com o tempo acabou ficando praticamente restrita ao litoral do estado", diz o padre. Nos últimos anos, porém, a Igreja vem fazendo um esforço para que os paranaenses de outras regiões também freqüentem o santuário e retomem a devoção.

Desde março deste ano, a imagem de Nossa Senhora está sendo levada a todos os municípios do estado. "Até o ano que vem, pretendemos que a imagem tenha passado por todos os 399 municípios do estado", diz o padre. Essa é a terceira visitação da imagem ao interior do estado. As outras duas peregrinações foram em 1953 e 1998.

Os bispos paranaenses também têm incentivado os fiéis a participar das romarias. Ontem, por exemplo, o bispo de Ponta Grossa, dom Sérgio Braschi, e o bispo de Guarapuava, dom Antônio Wagner, estiveram presentes à celebração.

A romaria mensal oferece alguns atrativos extras para os visitantes. Um deles é o café da manhã gratuito. Outro é o passeio guiado pelos pontos turísticos da cidade. Além do Rocio, os visitantes são levados a conhecer o Porto de Paranaguá, o Mercado Municipal e a Catedral, entre outros locais. A próxima romaria está agendada para o dia 12 de agosto.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.