• Carregando...

Toda a cidade de São Paulo está em estado de atenção, alerta a Defesa Civil. Por volta das 14h30, o Centro de Gerenciamento de Emergências(CGE) registrou umidade do ar em torno de 28%. Sem chuva, os níveis de dióxido de enxofre e material particulado aumentam. Com isso, crescem as chances de aparecimento, ou piora de doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares. O alerta foi dado pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil da cidade de São Paulo.

O estado de atenção é dado quando a umidade do ar fica abaixo de 30%. A Organização Mundial da Saúde considera a umidade normal em 60%. Com umidade baixa a Defesa Civil orienta evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas. Também aconselha a umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, entre outros. Também convém consumir muita água. Outra orientação é dar preferência a locais protegidos do sol, em áreas arborizadas.

Na falta dessas medidas preventivas, idosos, crianças e pessoas com problemas cardíacos ou respiratórios correm mais risco de ter problemas. Entre os principais, a Defesa Civil destaca o ressecamento de mucosas do nariz e da garganta; nariz entupido ou com sangramento, espirros, tosse, dificuldade para respirar, rinite e crises de asma; aumento do risco de infecções respiratórias; piora das doenças respiratórias preexistentes, como asma, bronquite, rinite e enfisema; ressecamento da pele; irritação dos olhos por ressecamento, com vermelhidão, ardência, sensação de areia, coceira e aumento das conjuntivites alérgicas. Se os sintomas persistirem, a Defesa Civil orienta que se procure um médico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]