O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse ontem que estuda isentar da taxa de esgoto quem captar água subterrânea em poço artesiano A ideia é estimular as pessoas a utilizarem menos os recursos hídricos superficiais por causa da histórica crise de estiagem do Sistema Cantareira. Hoje, mesmo quem não consome água fornecida pela Sabesp é cobrado pelo serviço de coleta de esgoto.

CARREGANDO :)

"É uma hipótese que eu acho positiva, boa, de quem construir um poço artesiano ou tiver um poço artesiano desativado e recolocar o poço em funcionamento, fica liberado da taxa de esgoto, que normalmente é acoplada à água. Porque você construir um poço artesiano, ou colocar em operação, você precisa ter um estímulo financeiro", disse Alckmin.

Estimativas do mercado apontam que a construção de um poço artesiano custa em média R$ 30 mil. Até agora, a única medida de estímulo financeiro lançada pelo governo tucano foi o plano de bônus da Sabesp, que dá desconto de 30% na conta para quem reduzir o consumo de água em ao menos 20%. Alckmin ainda aguarda aval da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo sobre a proposta de multa de 30% para quem aumentar o consumo.

Publicidade

Segundo o governador, a água do chamado "volume morto" do Cantareira, que começará a ser retirada na próxima quinta-feira, será suficiente para garantir o abastecimento durante o inverno. "Nós só pretendemos utilizar, dos 400 milhões de metros cúbicos de água, 182 milhões", disse Alckmin.