Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Urbanismo

São Paulo tem alagamentos nos mesmos locais há seis anos

Desde 2002, três endereços de São Paulo se mantêm como pontos críticos de alagamento nas épocas de chuvas intensas - de 1º de novembro a meados de abril. Em cada temporada chuvosa, esses lugares tiveram pelo menos quatro ocorrências. A Prefeitura, após seis anos e três comandos diferentes, promete fazer reformas nos locais para resolver o problema, mas ainda não tem prazo nem obras em andamento.

Os três - nas Avenidas Radial Leste, Eusébio Matoso, na zona oeste, e Interlagos, sul - estão na lista do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Há outros 90, mas nenhum com quatro alagamentos em todos os períodos de chuvas até o de 2007/2008, segundo tabulação da reportagem. Na Radial, o problema é sob o Viaduto Guadalajara. "Estamos à beira-mar", diz Elaine Rossi, de 42 anos, vendedora em uma loja no local.

No período de chuvas entre 2003 e 2004, o viaduto teve 11 ocorrências. O cruzamento da Eusébio com a praça registrou cinco. No ponto da Interlagos foram quatro. "O que mais nos preocupa é a situação do momento, não a resolução", diz o engenheiro Hassan Barakat, do CGE. O órgão recebe as informações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e não aponta as causas dos alagamentos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.