A Polícia Militar vai realizar blitze da Operação Direção Segura (ODS) em 44 pontos espalhados pela cidade de São Paulo neste final de semana. A ação tem o objetivo de fiscalizar os motoristas que fizeram o uso de bebidas alcoólicas. A operação, que teve início em 2007, só ganhou força depois da implantação da Lei Seca, em 20 de junho de 2008. Desde abril de 2007, mais de 182.000 condutores foram submetidos ao teste do etilômetro, conhecido como bafômetro, para constatar embriaguez, somente na capital.
Segundo a PM, após abril de 2009 a Operação Direção Segura foi ampliada e passou a ser desenvolvida pelos 31 Batalhões do Comando de Policiamento da Capital e região Metropolitana. Anteriormente, a ação era de responsabilidade exclusiva do 34º batalhão.
Apesar do esforço para fazer vigorar a lei, entre junho de 2008 e dezembro de 2009, 101 motoristas perderam o direito de dirigir por 12 meses, de um total de 4,3 mil processos administrativos abertos no Detran por embriaguez ao volante.
O motorista flagrado dirigindo sob a influência de álcool será multado em R$ 957,70, além da retenção do veículo e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. De acordo com a PM, o motorista poderá responder criminalmente pela sua conduta com pena de detenção de seis meses a três anos.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora