• Carregando...

O segundo dia de desfiles na Mar­­quês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, começou com a escola União da Ilha, que teve parte das alegorias queimadas no incêndio em fevereiro e ficou fora da avaliação dos jurados no carnaval de 2011. Antes de entrar na avenida, os integrantes cantaram Parabéns a Você, em homenagem aos 58 anos da escola, comemorados ontem. A teoria do evolucionismo de Charle Darwin foram os temas da agremiação.

Salgueiro, Mocidade Indepen­­dente de Padre Miguel, Grande Rio – campeã de 2010 e também sem pontuação por causa do incêndio –, Porto da Pedra e Beija-Flor completaram a noite de folia na passarela do samba.

No primeiro dia de desfiles, a Unidos da Tijuca e a Mangueira fo­­ram os dois destaques do Grupo Especial do carnaval no Rio. O destaque da Tijuca ficou por conta das coreografias e dos truques de ilusionismo, enquanto o ponto alto da Mangueira foram as alegorias gigantes e as paradinhas da bateria.

Na Unidos da Tijuca, integrantes da escola usaram truques de ilusão que fizeram a plateia crer que eles desprendiam as cabeças de seus corpos. Uma alegoria ainda acompanhava a comissão, com o título "Pague para entrar, reze pra sair", uma referência a um clássico dos filmes de terror.

Na Mangueira, a homenagem ao compositor Nelson Cavaquinho começou antes do desfile, em um texto lido pelo ator Milton Gon­­çalves. A bateria, como sempre, reinou na avenida e abusou das paradinhas. Nos momentos em que a Sapucaí ficava no silêncio dos instrumentos, o canto do mangueirense tomou conta.

O público também ficou bastante empolgado com a passagem da Portela pela avenida. A escola, que foi uma das afetadas pelo incêndio, abusou dos tons de azul nas fantasias e alegorias, com o tema "Rio, azul da cor do mar". Como não estava sendo julgada neste ano, a Portela aproveitou para se soltar.

No primeiro dia de desfiles no Rio, ainda passaram pela Sapucaí a Unidos de São Clemente, a Vila Isa­­bel e a Imperatriz Leopoldinen­­se. O resultado do carnaval 2011 ca­­rioca será divulgado amanhã à tarde. A apuração começa às 15h45.

Campeã paulista

São Paulo conhecerá hoje a escola de samba campeã do Grupo Es­­pecial de 2011. A apuração, segun­­do a Liga das Escolas de Samba de São Paulo, começará às 16 horas, no Sambódromo. Em seguida, começará a apuração das notas das escolas do Grupo de Acesso.

Duas escolas de samba do Grupo Especial vão ser rebaixadas para o Grupo de Acesso e duas do Grupo de Acesso vão subir para o Grupo Especial este ano. Oito escolas disputam as vagas no grupo de elite do carnaval paulistano.

O desfile das campeãs de São Paulo será na noite de sexta-feira. Às 22h, as cinco primeiras colocadas do Grupo Especial, a campeã e a vice-campeã do Grupo de Acesso voltam ao Sambódromo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]