Mato Grosso registrou 7.644 casos de dengue e seis mortes por complicações da doença de janeiro a agosto deste ano. Os dados fazem parte de um levantamento divulgado nesta quinta-feira (4) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/MT).
Ainda conforme a Secretaria de Saúde, foram registrados 1.416 casos de dengue em Sinop, a 503 quilômetros de Cuiabá, e 1.072 casos na capital Cuiabá. As duas cidades lideram o ranking das cidades com mais casos. Na sequencia apareceram as cidades de Várzea Grande, vizinha a capital, e Rondonópolis, a 210 km de Cuiabá, com respectivamente 286 e 242 casos no ano.
Medidas de prevenção
A Secretaria de Saúde recomenda as seguintes medidas de prevenção: manter as caixas dágua, tonéis e barris ou outros recipientes que armazenam água totalmente tampados e limpos lavando-os com escova e sabão semanalmente. A população também deve remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes.
No caso dos vasos de plantas, encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos. Se não tiver areia no recipiente, ele deve ser lavado com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana. E deve ser jogado no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias.