Após a forte chuva que matou 16 pessoas no fim de semana na cidade de Lajedinho, no interior da Bahia, o Ministério da Saúde enviou ao município medicamentos e insumos com capacidade para atender cerca de 1.500 pessoas por mês. Para atuar no atendimento à população atingida pela enchente, a Força Nacional do SUS, disponibilizou duas equipes para apoio.
Uma equipe ficará responsável pela Unidade de Suporte Avançado (USA) e outra pela Unidade Básica de Saúde (UBS). Cada uma é composta por um condutor de veículo de urgência, um técnico de enfermagem, um enfermeiro e um médico, além do coordenador de equipe.
A ação tem parceria da Secretaria Estadual de Saúde, que também montará uma Unidade Básica de Saúde no prédio da escola local, com o apoio de profissionais do programa Mais Médicos. Além disso, será disponibilizado uma ambulância Off Road 4 x 4 para auxiliar nas área de difícil acesso.
"O gabinete de crise do Ministério da Saúde está acompanhando a situação e ficará monitorando as ações para adequá-las da melhor maneira às necessidades de saúde da população atingida", informou o secretário de Atenção à Saúde do Ministério, Helvécio Magalhães.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora