O Ministério da Saúde incinerou 2,3 milhões de frascos de vacinas este ano, que representa 1,72% do total distribuído desde 2023. A informação foi confirmada pela pasta à Gazeta do Povo.
Em princípio, o número de doses perdidas pode ter sido maior, porque um único frasco, dependendo do imunizante, pode conter mais de uma dose de aplicação.
Em nota, o ministério informou que a maior parte dos frascos são de vacinas da Covid-19, e apontou que isso se deve às “campanhas sistemáticas de desinformação que geram desconfiança sobre a eficácia e segurança do imunizante, impactando na adesão da população”.
A pasta disse que “para evitar desperdício e garantir proteção máxima, na compra da vacina contra Covid-19 deste ano, o Ministério da Saúde adotou inovações: entrega parcelada por parte do laboratório contratado conforme a demanda apresentada pela pasta e possibilidade de trocar pela versão mais atual aprovada pela Anvisa”.
Para enfrentar o problema do desperdício e adaptar-se à demanda, o Ministério da Saúde informou que adotado algumas medidas na compra de vacinas contra a Covid-19 em 2024 como a “entrega parcelada por parte do laboratório contratado conforme a demanda apresentada pela pasta e possibilidade de troca pela versão mais atual aprovada pela Anvisa”.
Diante da incineração de vacinas vencidas, alguns estados relatam desabastecimento dos imunizantes. A própria Sociedade Brasileira de Infectologia já alertou que o número de vacinas contra Covid-19 adquiridas pelo governo federal em 2024 é insuficiente para abastecer os postos de saúde espalhados pelo país, mesmo diante da baixa procura.
A escassez é maior entre as doses voltadas ao público infantil menor de 12 anos. No entanto, o Ministério da Saúde negou que haja uma “falta generalizada” e disse que houve um “desabastecimento momentâneo”.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora