Representantes da Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) e do Instituto Ambiental Ecosul começaram a se reunir desde sábado (24) para planejar a implantação de um hospital de campanha para prestar atendimento aos animais de áreas afetadas pelas enchentes em Santa Catarina no final de 2008.
Segundo estimativas da Associação Itajaiense de Proteção aos Animais (Aipra), apenas na região de Itajaí (SC), mais de 700 animais morreram durante as enchentes e um número ainda maior, não estimado pela Aipra, ficou desabrigado.
De acordo com Halem Nery, do Instituto Ecosul e coordenador da Rede Catarinense de Solidariedade aos Animais (Resa), cerca de 25 mil animais de diversas espécies foram atingidos pelas enchentes. Destes, mais de 3 mil cães e gatos necessitam de cuidados básicos como assistência veterinária e alimentação.
Vacinação
Na última segunda-feira (19) uma campanha de vacinação foi iniciada por equipe composta de membros das Wspa e do Instituto Ecosul. Cães e outros animais domésticos abandonados nas ruas ou alojados em abrigos foram vacinados contra doenças como hepatite, leptospirose e raiva.
A equipe contou com o auxílio de empresas. Uma companhia de produtos farmacêuticos, especializada em saúde animal, doou as vacinas e empresas produtoras de ração para cães e gatos contribuíram com cerca de 60 toneladas de alimento, segundo Nery.
O primeiro local visitado foi o alto do Morro do Baú, na região de Ilhota (SC), na segunda-feira. Cerca de 100 animais foram vacinados. Durante a semana, as cidades de Itapema (SC), Balneário Camboriú e Blumenau (SC) também foram visitadas. Ao todo, foram distribuídas 1000 doses de vacina.
Na reunião de sábado o grupo deve definir quais serão as próximas ações e se haverá outras campanhas de vacinação nas áreas atingidas pelas chuvas.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Relatório da PF sobre Bolsonaro e militares acirra clima no Congresso; acompanhe o Entrelinhas
Mentor do golpe ou quem o impediu: as narrativas em torno de Bolsonaro após indiciamento
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião