• Carregando...

Com as altas temperaturas, atípicas para o inverno, a aranha-marrom, conhecida por se manifestar durante o verão, pode aparecer nesta época do ano. O alerta é da Secretaria de Estado da Saúde, que neste ano já registrou 2.611 casos de picadas em todo o Paraná. O maior número de casos foi registrado em Curitiba e região metropolitana, somando 2.003 acidentes registrados.

A população deve manter os cuidados de prevenção durante o ano inteiro, avisa o secretário Cláudio Xavier. "O aumento de acidentes ocorre normalmente nos meses de calor, mas a aranha está por toda parte, inclusive no inverno. Com a temperatura acima da média, o perigo tende a crescer", ressalta Xavier.

Segundo o biólogo Emanuel Marques da Silva, do Centro de Pesquisa e Produção de Imunobiológicos (CPPI), a vida das aranhas sofre influência da temperatura ambiente. As variações atingem em cheio o metabolismo do animal. "Quando chega o calor, o seu metabolismo aumenta e ela sai para caçar", explica. Até a metade de julho deste ano, 2.611 casos foram registrados em todo o Paraná. No ano passado o número foi de 5.732, e em 2004 foram registrados 6.618 acidentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]