A população deve manter os cuidados com a higiene e deixar os ambientes ventilados também no inverno para evitar doenças como a conjuntivite, além da gripe A H1N1.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, entre 14 e 18 de junho 930 pessoas procuraram as unidades básicas de saúde e foi diagnosticado que os pacientes estavam com conjuntivite. Esse número é 20% maior do que aquele que foi registrado no mesmo período de 2009.
Para o órgão, houve redução dos casos de conjuntivite em 2009 porque a população estava bastante atenta às medidas preventivas por causa da gripe A H1N1. O mesmo ocorreu com relação às gastroenterites. Como reflexo dos cuidados com a gripe A, ao longo de todo o ano passado, 28 mil atendimentos com relação à conjuntivite foram feitos nas unidades de saúde da capital, enquanto que em 2008 foram 33 mil atendimentos.
Segundo a secretaria, algumas pessoas entendem que já estão protegidas contra a gripe A porque receberam a vacina contra a nova gripe e por isso relaxaram com os cuidados de higiene e demais medidas preventivas.
Dessa forma, como a prevenção com relação à nova gripe já não ocorre de forma tão intensiva neste ano, há a preocupação de que aumentem os casos de outras doenças. "É preciso ter em mente que quem se vacinou está protegido contra a gripe A H1N1. A prevenção é sempre importante porque as outras doenças para as quais não há vacina continuam ocorrendo", afirmou a diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Karin Luhm.
Apesar da possibilidade de aumento de doenças, a expectativa da secretaria é de que a população volte a tomar as medidas preventivas para evitar a conjuntivite, a gripe A e outras doenças. Além da lavagem constante das mãos e de deixar os ambientes ventilados, também não se deve tocar nos olhos e compartilhar objetos pessoais.