A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou no início da tarde desta terça-feira que recebeu a notificação de mais um caso suspeito de doença meningocócica na região leste da cidade.
Segundo a secretaria, trata-se de um menino de 1 ano e 10 meses que está internado desde segunda-feira em um hospital público. De acordo com o boletim médico, a criança apresenta sinais meníngeos, rigidez de nuca e manchas vermelhas no corpo.
Este menino mora no mesmo local de um caso confirmado da doença em outra criança de 2 anos e segue internado. A Vigilância em Saúde (Visa) ainda aguarda exames laboratoriais da menina de 2 anos e dez meses, moradora da referida comunidade, que morreu no dia 28 de outubro com o diagnóstico clínico e epidemiológico compatível com forma grave de doença meningocócica.
Em 2011, Campinas tem 31 casos confirmados da doença meningocócica, com 11 óbitos (letalidade de 35,4%), sendo 61% dos casos do tipo C. Dos 31 casos, dois são relativos ao surto registrado esta semana. Os demais não têm vínculo uns com os outros e nem com o surto.