O município de Andradas, na Região Sul de Minas, enfrenta uma epidemia de dengue após a confirmação de 21 casos da doença nos últimos dois meses, de acordo com decreto da Secretaria Municipal de Saúde. Desde o início de março, foram registradas 41 notificações, segundo informações da coordenadora da Supervisão da Vigilância Epidemiológica do município, Adriana Costa. Segundo ela, o município aguarda da Fundação Ezequiel Dias o resultado dos exames de outros quatro casos. A secretaria decretou estado de epidemia na segunda-feira (16).
Ainda de acordo com análise da Vigilância Epidemiológica, cerca de 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão nas casas. Com o decreto, o município pode ampliar as ações de combate à dengue, segundo Adriana Costa. A partir desta segunda-feira (23), o órgão vai utilizar o fumacê carro que lança inseticida no ar para matar o mosquito.
De acordo com a coordenadora, agentes fazem vistoria em casas a cada dois meses, conforme norma da Secretaria Estadual de Saúde. Algumas das dificuldades, segundo ela, é que muitas casas ficam fechadas no horário em que os agentes passam para controle e há moradores que não abrem os portões para a entrada dos profissionais. "As pessoas também têm que ter cuidado com a residência, limpar o quintal. É isto que falta", completa.
Desaprovação de Lula e inelegibilidade de Bolsonaro abrem espaços e outros nomes despontam na direita
Moraes ameaça prender Cid em caso de omissão na delação: “última chance”
Como fica a anistia após a denúncia da PGR contra Bolsonaro; ouça o podcast
Moraes manda Rumble indicar representante legal no Brasil, sob risco de suspensão
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora