A Secretaria Estadual de Saúde de Defesa Civil nomeou nesta segunda-feira (2) o coronel Luís Guilherme Ferreira dos Santos como novo diretor da Defesa Civil. Ele foi nomeado depois que o coronel Djalma Antônio de Souza Filho foi exonerado, no sábado (31), após a Defesa Civil ter conhecimento de que donativos recolhidos para vítimas da chuva estavam sendo queimados no 21º Grupamento de Artilharia de Costa (GAC), em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio.

CARREGANDO :)

Segundo a secretaria, o coronel assumiu o cargo nesta segunda e imediatamente começou o trabalho de revisão do procedimento adotado no recebimento, armazenagem e distribuição das doações destinadas às vítimas das chuvas. Também foi aberta sindicância para apurar os fatos. O prazo previsto para conclusão das investigações é de 30 dias.

O subsecretário de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros, Pedro Machado, esclareceu ainda que, desde julho de 2008, o 21º GAC do Exército se encontra sob a administração do Corpo de Bombeiros do Rio. No início, a área foi usada para treinar novos recrutas dos bombeiros.

Publicidade

Em novembro, com a campanha de doação de donativos, a Defesa Civil estadual decidiu usar os galpões do 21º GAC para triagem e armazenagem de donativos. O coronel ressaltou que é importante lembrar que os fatos ocorridos estão sendo devidamente apurados pelos bombeiros, não tendo o Exército qualquer responsabilidade com o ocorrido.