A fiscalização nas divisas do Paraná com São Paulo e Mato Grosso do Sul será reforçada. A intensificação no policiamento vai ocorrer nas estradas paranaenses e foi anunciado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública.
O objetivo é evitar que bandidos que conseguiram fugir do Rio de Janeiro migrem para o Paraná. Na última semana, a polícia carioca organizou uma megaoperação que atacou os criminosos nas favelas da zona Norte da cidade. A Vila Cruzeiro foi controlada, o que provocou a fuga em massa para o Conjunto de Favelas do Alemão. Depois, as forças de segurança realizaram o cerco ao conjunto.
Segundo o secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Aramis Linhares Serpa, veículos com placas de outros estados serão monitorados com rigor. Policias militar, civil e federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional de Segurança devem atuar na fiscalização. A segurança na fronteira com o Paraguai também deve ser reforçada.
"Discutimos as medidas preventivas com relação aos acontecimentos no Rio de Janeiro. Todos os organismos policiais estão em alerta e um trabalho de inteligência está sendo desenvolvido para traçar as diretrizes que vão nortear os trabalhos dos órgãos ligados à segurança pública", disse Serpa em entrevista à Agência Estadual de Notícias, órgão oficial do governo.
Encontro
A decisão de reforçar as divisas do estado foi divulgada um dia após o encontro entre secretários de Segurança de todo o país, realizado na quarta-feira (1), em Brasília.
Foi definido na reunião que o Colégio Nacional de Secretários Estaduais de Segurança Pública (Consesp) vai pedir para a Agência Nacional de Inteligência (Abin) e para a Polícia Federal informações sobre possíveis foragidos do Rio de Janeiro.
Um novo encontro entre os secretários vai ocorrer nos dias 9 e 10 de dezembro.