Ponta Grossa – O secretário estadual de Saúde, Cláudio Xavier, garantiu ontem que a Insulina Glargina, que estava em falta na 3.ª Regional de Saúde, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, estará à disposição dos usuários a partir da próxima semana. O anúncio foi feito em coletiva à imprensa, ao lado de deputados estaduais e do prefeito de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau, e ocorreu um dia depois do promotor do Ministério Público (MP), Fuad Farah, afirmar que pediria a prisão do secretário por desobediência a uma determinação judicial e por colocar em risco vidas humanas pela falta do medicamento. O secretário também informou que, nos próximos dois meses, serão abertas 38 vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na cidade.

CARREGANDO :)

Para Xavier, a medida do MP é desnecessária, pois a interrupção no fornecimento foi temporária e ocorreu em função de um aperfeiçoamento no processo de compra da insulina. O secretário ainda ironizou a atitude do promotor ao afirmar que se desse para resolver o problema da saúde pública com decretos judiciais, os mesmos já estariam resolvidos.

No Paraná, aproximadamente 500 pessoas utilizam a Insulina Glargina, medicamento de última geração para uso diário de diabéticos que evita oscilações da glicemia no organismo. O secretário afirma que, em todo o país, apenas quatro estados, incluindo o Paraná, distribuem esse remédio.

Publicidade

O professor de Direito e mestrando em Ciências Criminais na Universidade de Coimbra, Mário Elias Soltoski Júnior, comenta que juridicamente é possível ser decretada a prisão do secretário, mas que politicamente é difícil ocorrer. Ele acrescenta que a prisão poderia ser feita por decreto judicial ou mesmo em flagrante por desobediência de decisão judicial ou ainda prevaricação, por estar omitindo o cumprimento de um dever legal.

Sobre a crônica falta de vagas de UTI em Ponta Grossa, Xavier informou que em no máximo 60 dias serão implantados 38 novos leitos, dos quais 16 para recém-nascidos: quatro na Santa Casa de Misericórdia, dez normais e dois de isolamento no Hospital da Criança.

Em relação às UTIs para adultos serão três vagas na Santa Casa, cinco no Hospital Bom Jesus, quatro no Hospital Vicentino e dez no Hospital Municipal. Xavier acrescentou que as quatro UTIs neonatais da Santa Casa estarão prontas em 15 dias e que os equipamentos já estão na 3.ª Regional de Saúde.