O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Odílio Pedro Scherer, e os secretários-executivos de todas as Regionais da CNBB estão em Curitiba para conhecer a estrutura da Rede Solidária e discutir temas que serão levados à Assembléia Geral da entidade, que reúne todos os bispos do Brasil e ocorre em Itaici (SP), em agosto. "Fizemos estudos de propostas para o texto-base da Assembéia", conta o padre Carlos Chiquim, secretário-executivo da regional Sul 2, que engloba o estado do Paraná.
Ele explica que o tema do encontro deste ano, que normalmente ocorre no primeiro semestre, mas foi adiado por causa da morte de João Paulo II, é a missão profética da Igreja diante de novos contextos. "Podemos citar o pluralismo religioso, as questões de biotecnologia, a pobreza e a corrupção. Esta última teria pouco espaço até há pouco tempo, mas, com os escândalos, agora ela terá muito destaque", diz o sacerdote.
Os secretários se mostraram entusiasmados com a Rede Solidária, e já existem projetos para interligar todas as regionais e dioceses do Brasil, com ensino à distância e cursos de pastoral e evangelização pela Internet ou em "tele-salas", dependendo da possibilidade de cada comunidade. "Em setembro lançamos um piloto no Paraná. Se for bem-sucedido, a expansão começa logo", prevê o padre Carlos.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora