A sede da União Paranaense dos Estudantes (UPE), na Rua Carlos Cavalcanti, no Centro, foi alvo de vandalismo na madrugada deste sábado. Levantamento realizado pelos diretores da agremiação aponta que o prejuízo passa de R$ 5 mil.
Segundo o presidente da UPE, Paulo Moreira, a principal porta de entrada da sede foi destruída e vidros das janelas de um auditório foram quebrados. Os invasores também forçaram uma porta no andar superior e danificaram móveis, aparentemente jogados contra as paredes. Entretanto, nada foi furtado, de acordo com Moreira.
Os estudantes ligados à entidade perceberam a depredação pela manhã, quando foram ao local pegar materiais que estavam guardados na sede e que seriam apresentados em um fórum. Segundo os integrantes da UPE, uma viatura da Polícia Militar esteve na sede e registrou a ocorrência. A Polícia Civil vai investigar o caso a partir de hoje.
Integrantes da UPE foram no local, tentando reparar os estragos. Eles colocavam tapumes nas portas e nos vidros para impedir, ainda que provisoriamente, novas invasões. Ainda não se sabe quem são os invasores. Os diretores da organização descartam a possibilidade de que dissidências do movimento estudantil sejam responsáveis pela invasão.