A segunda fase da vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV) para meninas entre 11 e 13 anos começa na próxima segunda-feira (1.º). As adolescentes que tomaram a primeira dose em março deste ano devem retornar a uma unidade básica para a imunização, que é gratuita.
Há cerca de 240 mil garotas dentro desta faixa etária em todo o Paraná. A campanha tem como objetivo conscientizar pais e responsáveis e lembrá-los de levar as meninas ao posto de saúde, mas a vacinação pode ser feita o ano todo. Meninas que ainda não tinham completado 11 anos em março podem ir a uma UBS para tomar a primeira dose, por exemplo. O importante é lembrar de voltar para a segunda etapa após seis meses.
Em Curitiba, cerca de 82% das 39 mil meninas dentro da faixa-etária foram vacinadas na campanha feita em março. "Agora estamos fazendo este lembrete para elas voltarem", conta a diretora de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Juliane Oliveira.
O HPV é responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero, terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres, no Brasil. "É mais uma das estratégias de prevenção. Além disso é importante usar preservativos, fazer exames preventivos e consultas ginecológicas", explica Oliveira.