O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) anulou uma questão do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, realizado neste domingo (12), segundo dia de prova. O órgão identificou que a questão já tinha sido usada no Enem PPL (para pessoas privadas de liberdade) em 2010.
Esta não é a primeira vez que o problema acontece. Em 2018, uma questão de matemática foi anulada porque já havia caído em uma prova da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2014.
Manuel Palácios, presidente do Inep, indicou que o órgão está ciente de que, para evitar esse problema, o banco de questões precisa ser ampliado. O Inep, segundo ele, está "tomando as providências para fortalecer toda a equipe que trabalha na construção dos itens e na elaboração das provas do Enem".
"Estamos prevendo a publicação de um novo edital. Ele deve sair agora no início de janeiro, um edital para a seleção de elaboradores e revisores de item. Vamos fazer um esforço mais significativo de mobilização das nossas universidades e das coordenações pedagógicas das diferentes secretarias de educação, para que possamos reunir um grupo de elaboradores e revisores mais significativo", afirmou Palácios.
Neste domingo, em que foram realizadas as provas de ciências da natureza e matemática, 32% dos participantes não compareceram ao exame. O número é semelhante ao do ano passado, quando a abstenção no segundo dia foi de 31,9%.
Um problema que aconteceu no domingo passado (5) voltou a ocorrer neste domingo: imagens da prova circularam por volta das 17h, antes do horário permitido para a divulgação do caderno de questões, que é às 18h. Não houve, contudo, vazamento anterior ao início da prova em nenhum dos dias.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora