O passageiro que teve de desembolsar R$ 0,15 a mais para se deslocar de ônibus por Curitiba e região ontem, pode preparar o bolso para mais um reajuste em fevereiro. A nova alta ainda dependerá de quatro variáveis que estão sendo discutidas pela prefeitura de Curitiba. Uma delas, segundo o prefeito Gustavo Fruet, é o índice de correção dos salários de motoristas e cobradores.
O reajuste previsto para fevereiro não se limitará à simples correção tarifária. Além dos aumentos na chamada tarifa técnica aquela que é repassada às empresas e na tarifa cobrada do usuário, a prefeitura pretende lançar mão de um desconto para quem usa o cartão transporte. Mas o valor, segundo Fruet, também depende das quatro variáveis listadas a seguir.
Outra novidade, essa ainda sem data para ocorrer, é a tarifa alternativa por horário. A ideia é estimular o uso do ônibus fora do horário de pico. "Queremos ampliar a integração temporal para alguns horários, sem que a pessoa precise ir até um terminal para não pagar uma segunda passagem", diz o prefeito.
Subsídio estadual
O atual convênio entre prefeitura e governo estadual acaba no próximo mês. Atualmente, o teto de repasse estadual para equilibrar as contas do sistema está em R$ 7,5 milhões mensais. Segundo a Urbs, com o reajuste a projeção é de que seja necessário um valor menor até o fim do ano (R$ 6,6 milhões mensais). Ainda não se sabe se o governador Beto Richa manterá a mesma colaboração ou se a diminuirá em função do novo reajuste tarifário previsto para fevereiro. "Já estive com o governador e expliquei que precisamos recuperar uma série de investimentos. Há um desequilíbrio [no sistema] desde 2010", argumenta Fruet.
Reajuste salarial
A remuneração de cobradores e motoristas representa 47% da planilha da tarifa técnica, segundo a Urbs. Todo reajuste, portanto, tem impacto direto no valor que é repassado às empresas de ônibus. Tanto que as duas datas-bases ocorrem sempre no mesmo mês. O reajuste médio anual dos últimos quatro anos foi de 10% sempre acima do INPC. Neste ano, as negociações terminaram em greve. Em 2015, Fruet diz que tratará pessoalmente do assunto. "Vou convidar o presidente do Sindimoc para um dialogo", afirma.
Inflação
A inflação acumulada desde 2012 também pesará na conta. Isso vale para o reajuste dos trabalhadores, mas também para o cálculo de reajuste sobre outros itens da tarifa técnica como peças e acessórios. Isso porque houve represamento na aplicação dos reajustes. Entre março de 2012 e anteontem, o sistema teve aumento de R$ 0,10 no valor cobrado do usuário e de R$ 0,31 na tarifa repassada às empresas.
Cálculo técnico
Apesar dos estudos de entidades como Tribunal de Contas, Ministério Público, OAB e das conclusões da CPI do Transporte Coletivo mostrarem que a tarifa repassada às empresas é maior do que deveria, essa queda é vista quase como uma miragem. Baseado em auditorias internas da Urbs, a prefeitura tentou sem sucesso no ano passado tirar três itens que equivalem a R$ 0,13. Os itens também aparecem nos relatórios gerados pelas entidades. "Não tenho esperança [de reverter a decisão na Justiça] em curto prazo", lamenta Fruet.