O curitibano quer investimentos em segurança, saúde, pavimentação de ruas, educação e em atividades de esporte e lazer. Essas foram as prioridades elencadas pela população nas consultas públicas realizadas na semana passada, pela prefeitura, em reuniões nas sedes das nove administrações regionais da cidade e pela internet. A consulta foi realizada para que a administração municipal pudesse colher subsídios para finalizar o projeto do orçamento do ano que vem. A proposta concebida pelos técnicos da prefeitura agora será refeita para tentar contemplar os anseios da população.
Segundo reportagem de Fernando Martins da Gazeta do Povo desta quinta-feita, a segurança foi, de longe, a área escolhida como prioritária (24,3% a citaram) pelos curitibanos que participaram da consulta (veja resultados no infográfico). Outra atividade correlata à segurança a iluminação pública também aparece entre as principais demandas da população (ocupa a sexta posição, empatada com o transporte coletivo).
O secretário municipal de Finanças, Luiz Eduardo Sebastiani, afirma que, embora as ações de polícia não sejam uma atribuição constitucional dos municípios, a prefeitura vai trabalhar no que for possível na área de segurança. Para 2006, por exemplo, os gastos com a folha de pagamento dos funcionários devem ter um crescimento de 21,2% em relação a este ano. Parte desse aumento de gastos será destinado para contratar guardas municipais.
O aumento de investimentos previsto para o ano que vem na área de lazer (226,9%, de acordo com o pré-projeto de orçamento) também tem, no fundo, o objetivo de aumentar a segurança da população, diz Sebastiani. Ampliando a oferta de lazer, sobretudo para os jovens da periferia, reduz-se o risco de que eles sejam aliciados por criminosos. Na consulta pública, os investimentos em esporte e lazer foram a quinta área com maior demanda da população.
Os resultados da consulta ainda mostram que a população está preocupada com o sistema público de saúde. Essa foi a segunda área com mais pedidos de investimentos. De acordo com o pré-projeto orçamentário do ano que vem, o setor deve ter um aumento de receita de 8,9% em relação a este ano. Apesar de preocupar mais a população, a saúde terá crescimento de investimentos proporcionalmente menor do que a educação (escola e creches), quarta área priorizada pela população na consulta. Os investimentos nas escolas e nas creches devem ter, no ano que vem, uma elevação de receita de 24,03%. A pavimentação de ruas é a terceira preocupação da população. E, de acordo com o projeto orçamentário, a área de sistema viário e de conserto da pavimentação deve ter 11,5% mais recursos orçamentários em 2006.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora