Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
fronteira

Segurança é reforçada em Foz do Iguaçu para Cúpula do Mercosul

Blindado percorre as ruas de Foz: segurança reforçada para o encontro de presidentes | Christian Rizzi/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Blindado percorre as ruas de Foz: segurança reforçada para o encontro de presidentes (Foto: Christian Rizzi/Agência de Notícias Gazeta do Povo)

O esquema de segurança nos próximos dias, em Foz do Iguaçu, deve ser reforçado para receber os representantes de 12 países que estarão na cidade para a 40º Cúpula do Mercosul. Mais de 3 mil policiais, soldados do Exército e Força Nacional de Segurança, carros blindados, motocicletas, aviões e barcos patrulham a fronteira.

O patrulhamento especial está sendo feito para a chegada dos presidentes. Antes da reunião com os chefes do Executivo, que acontecerá na sexta-feira, uma das primeiras ações do encontro foi realizada por diplomatas representantes de 11 países da América Latina, Ásia e África . Eles firmaram, na tarde desta quarta-feira (15), em Foz do Iguaçu, um acordo que deve estimular o comércio entre estes países. A proposta, que faz parte do Sistema Global de Preferências Comerciais entre Países em Desenvolvimento, diminui em 20% as taxas comerciais nas negociações que acontecerem entre os participantes do acordo. A definição ocorreu depois de quatro anos de negociações.

Os 11 países, juntos, representam um terço da população do planeta e correspondem a 9% de todo o comércio mundial. Umas das intenções do acordo é intensificar as relações entre os países e emergentes e diminuir a dependência das nações mais ricas. Participam do acordo Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Índia, Indonésia, Malásia, Coreia do Sul, Egito, Marrocos e Cuba.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.