Preocupada com o crescimento da violência de Norte a Sul do país, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança nesta quinta-feira em São Paulo o material da Campanha da Fraternidade 2009, cujo tema é "Segurança Pública". O evento está marcado para as 15 horas, abrindo a 6ª ExpoCatólica, no Expo Center Norte, em Santana, zona norte de São Paulo.
O autor do material é o padre José Adalberto Vanzella, secretário-executivo das campanhas da CNBB. Ele explicou nesta quarta que o texto traz subsídios para estabelecer os objetivos nas áreas de abrangência da campanha, utilizando o método "ver, julgar e agir". Segundo ele, o objetivo geral da Campanha é suscitar o debate sobre a segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade. "A meta é fazer que todos se empenhem na construção da justiça social e seja garantida a segurança a todos os cidadãos."
Vanzella disse ainda que entre os objetivos específicos da campanha estão o reconhecimento da violência na realidade brasileira, sensibilizando e mobilizando a sociedade. Também serão motivadas denúncias sobre a gravidade dos crimes contra a ética, economia e gestões públicas. Também se sugere o fortalecimento de ações educativas e evangelizadoras, denúncias sobre o modelo punitivo do sistema penal e fortalecimento e articulação de políticas públicas.
Estão previstos encontros paroquiais, palestras e atos públicos. Integrantes da Igreja também se reunirão com representantes do Poder Judiciário e de movimentos sociais, policiais, professores e sociólogos. Ainda serão propostas parcerias com o poder público para mapear as áreas mais violentas e ajudar a garantir a paz e segurança.
O padre Valdeir dos Santos Goulart, diretor-executivo das edições da CNBB, adiantou que o material - composto por 13 itens, incluindo CD e DVD - começará a ser distribuído em 12 de setembro em todas as paróquias do País. A partir daí terão inícios os treinamentos de equipes e cada diocese fará seu plano.
Ação local - Em fevereiro de 2009, na quarta-feira de Cinzas, uma mensagem do papa Bento XVI abrirá a Campanha, cujo lema é "A paz é fruto da justiça". A CNBB escolheu o tema Segurança Pública a pedido da Pastoral Carcerária. O padre Valdir João Silveira, coordenador da Pastoral em São Paulo, disse que as metas principais são criar em cada comarca prisional um conselho de comunidade e, para diminuir a reincidência criminal, estabelecer políticas sociais para engajar o egresso no mercado de trabalho, até mesmo com direito a prestar concurso público.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião