Reconhecimento

"Polícia fora da lei", série da Gazeta do Povo, ganha Prêmio Embratel

A série de reportagens "Polícia fora da lei", da Gazeta do Povo, foi a vencedora da categoria Reportagem Regional Sul, do Prêmio Imprensa Embratel de 2012. Os jornalistas Diego Ribeiro, Felippe Aníbal, Mauri König e Albari Rosa foram os autores das matérias. O resultado foi divulgado ontem pela organização do prêmio. Durante cinco meses, os repórteres percorreram 5 mil quilômetros pelo Paraná para mostrar as condições de infraestrutura de delegacias, além de revelar abusos por parte de autoridades, como o uso de viaturas oficiais fora do horário de serviço.

CARREGANDO :)

Seis policiais civis foram detidos, na madrugada da última quinta-feira, em Curitiba, acusados de extorquirem dinheiro de traficantes e empresários que comercializam bebidas alcoólicas. Segundo as investigações, eles cobravam propina para não prender as vítimas ou para facilitar o comércio ilegal. Quatro "bate-paus" – pessoas que trabalham irregularmente em delegacias, passando-se por policiais – também foram presos.

Conduzidas pela Cor­rege­doria da Polícia Civil, as investigações começaram em novembro do ano passado, a partir de denúncia apresentada pelo dono de uma distribuidora de bebidas. As investigações contam com interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça e com filmagens dos acusados. A informação inicial da Polícia Civil era de que os presos tinham envolvimento com o tráfico.

Publicidade

Quatro dos policiais presos estavam lotados no 13.º Distrito Policial, no bairro Tatuquara, e dois trabalhavam na Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe).