Cerca de 600 policiais militares devem trabalhar nas praias do Paraná para garantir a segurança dos foliões durante este carnaval. O efetivo é 20% maior do que o normal da Operação Verão, que conta com 500 homens. A PM utilizará o sistema de "policiamento flutuante", que deve se deslocar pelos municípios de acordo com o dia em que cada cidade terá sua festa principal: sábado e domingo, em Matinhos; segunda-feira, em Guaratuba; e terça-feira, em Pontal do Paraná.

CARREGANDO :)

Em todas as cidades do litoral estarão proibidas as vendas de bebidas em garrafas de vidro e o uso dos chamados "sprays de neve" que lançam uma espuma que, ao entrar em contato com os olhos, provoca irritação. "O número de acidentes por causa de ambos é muito alto, de modo que elas [a espuma e as garrafas] serão proibidas como forma de prevenção contra possíveis confusões que poderiam ocorrer devido o seu uso", informa o tenente Wagner Araújo, da Comunicação da Operação Verão.

A PM também vai organizar o trânsito nas cidades do litoral. Devido às festividades, algumas ruas serão interditadas. A Avenida Atlântica de Matinhos será fechada para os carros, de Caiobá até o Sesc, no período das 18 às 3 horas da madrugada no sábado e no domingo, quando ocorrem, respectivamente a Matimbanda e a Caiobanda. A Guarda Municipal também vai ajudar a PM no isolamento da avenida e na passagem do trio elétrico. "Além disso, ainda vamos contar com a ajuda da cavalaria. Alguns policiais usarão os postos dos guarda-vidas na beira-mar como posto de controle, de onde podem observar melhor a multidão", explica o comandante da PM de Matinhos, César Kamakawa.

Publicidade

GuaratubaEm Guaratuba, conforme publicado nesta quinta-feira pela Gazeta do Povo, além da PM, foram contratados 250 seguranças particulares para ajudar na proteção ao folião na segunda-feira, dia em que a Banda de Guaratuba se apresenta em toda a extensão da Avenida 29 de Abril. A rua vai estar fechada ao trânsito entre as 10 horas da manhã da segunda-feira até 5 horas da madrugada da terça.

PontalEm Pontal do Paraná não haverá fechamento da rua. Mas haverá controle do som alto, que não poderá ultrapassar as 3 horas das madrugada. Em Antonina, um efetivo três vezes maior do que o normal da cidade ajudará no policiamento nos dias dos desfiles das escolas de samba. As festas em Paranaguá, além da PM, também contará com a ajuda da Guarda Municipal da cidade. Já a Polícia Civil atuará de forma suplementar ao trabalho da PM durante o carnaval. De acordo com o coordenador da Operação Verão da Polícia Civil, Valmir Socchio, o número de policias será reforçado nas delegacias. "Usaremos esse reforço em todas as noites de carnaval, para agilizar o trabalho nos casos de flagrantes e poder liberar os policiais o mais rápido possível para retornarem ao seu trabalho", diz ele.

A expectativa da polícia é de que pelo menos 1,2 milhão de pessoas passem pelo litoral no feriado – estimativa semelhante à do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral (Sindilitoral), que também espera que 1,2 milhão de foliões estejam no litoral neste verão.

Saiba como será a previsão do tempo para o feriado

Veja também a programação de carnaval no Paraná

Publicidade

Confira o que abre e fecha no carnaval

INTERATIVIDADEVocê acha que Curitiba deveria ter carnaval?