• Carregando...

Os cirurgiões dentistas da prefeitura de Curitiba seguem em greve por tempo indeterminado e programam novos protestos nesta segunda-feira (26). A categoria pede equiparação salarial com os médicos e ainda não houve acordo com a prefeitura. A paralisação teve início na última quinta-feira (22).

Os grevistas estiveram reunidos na Boca Maldita, no Centro de Curitiba, no final da manhã e início da tarde de segunda-feira, de acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc). Faixas, bonecos e carro de som foram levados para a Boca Maldita para chamar a atenção para o movimento.

Negociação

Após a concentração, a categoria seguiu em caminhada até a Câmara Municipal. No local, os cirurgiões dentistas acompanharam a prestação de contas do 1º e do 2º trimestres por parte da secretária municipal de Saúde, Eliane Chomatas. Cerca de 80 grevistas estiveram presentes na Câmara.

Diferente do que a reportagem trouxe na tarde desta terça-feira, não houve reunião do movimento grevista com representantes da prefeitura da capital na Câmara. O que aconteceu, segundo a diretora-jurídica do Sismuc, foi uma pessão dos grevistas durante a tarde para tentar uma possível negociação, que ainda não aconteceu.

A greve

De acordo com dados do Sismuc, 403 dos 628 cirurgiões dentistas estavam em greve nesta segunda – o que corresponde a 64,17%. O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) determinou que pelo menos um cirurgião dentista em cada uma das unidades de saúde preste atendimento à população. A decisão foi proferida na sexta-feira (23) pelo desembargador Luiz Mateus de Lima.

A diretora-jurídica do (Sismuc), Irene Rodrigues, afirmou que 205 cirurgiões dentistas continuaram trabalhando, mesmo com a greve, e que havia pelo menos um profissional em cada uma das 105 unidades de saúde. "Ainda não fomos comunicados oficialmente da decisão do TJ, mas já estamos cumprindo a determinação judicial", afirmou Irene.

A assessoria de imprensa da prefeitura de Curitiba informou que 40% dos locais de atendimento não contavam com nenhum profissional na manhã desta segunda-feira.

Salário

Segundo o Sismuc, o salário base dos dentistas é de R$ 1,653,00 em Curitiba. Já segundo a prefeitura, o vencimento inicial de um cirurgião dentista é de R$ 2.043,84.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]