A presidente Dilma Rousseff afirmou na sexta-feira (25), nos EUA, que o governo brasileiro já fechou a meta do país para a redução de emissões de gases do efeito estufa até 2030. Segundo Dilma, os números serão anunciados no domingo (27), durante a Conferência das Nações Unidas para a Agenda de Desenvolvimento pós-2015, em Nova York.
“Domingo eu vou divulgar essa meta. Nós já fechamos. Mas vai ser uma boa meta. O Brasil sempre dá sua contribuição”, afirmou a presidente. “É bom a gente lembrar que somos um país muito especial nessa área. Reduzimos em 82% o desmatamento [na Amazônia].”
Segundo a reportagem apurou, os detalhes do chamado INDC (Contribuições Nacionalmente Determinadas Pretendidas, na tradução em português) ainda estão sendo fechados.
Durante a sexta-feira (25), Dilma se reuniu com os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente), com o presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Maurício Tolmasquim, e com o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, para tratar do assunto.
Reunião
Na sexta (25), estava prevista uma reunião de Dilma com o presidente do Irã, Hasan Rowhani, em seu primeiro encontro bilateral nas reuniões que antecedem a abertura da 70ª Assembleia-Geral da ONU.
Conselho de Segurança
Já na segunda-feira (28), a presidente vai defender, mais uma vez, em seu discurso na ONU, a necessidade de reforma no Conselho de Segurança para abrigar mais países, citando as dificuldades da instituição em enfrentar graves problemas, como o dos refugiados da Síria e do Haiti.