A Estação Pinheiros da Linha 4-amarela do Metrô de São Paulo começa a operar nesta segunda-feira (16), às 10h, com projeto que prioriza tecnologia. No entanto, a inauguração não terá itens que facilitariam a vida do usuário, como a integração com a Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) o terminal de ônibus anexo, banheiros públicos, sinal de celular e wireless (internet sem fio). O local também é o mesmo onde uma cratera em 2007 matou sete pessoas, na maior tragédia já registrada no Metrô.

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A estação, cuja plataforma fica 33 metros abaixo do nível da rua o equivalente a um prédio de dez andares, funcionará de segunda a sexta-feira, das 4h40 às 15h. Usuários que quiserem transferência para a CPTM terão de pagar mais R$ 2,90 - a promessa de "integração improvisada" feita em abril pelo secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, foi inviabilizada pela ViaQuatro, concessionária responsável pela operação da linha.

O "improviso" daria aos passageiros do Metrô tíquete para embarcar de graça na CPTM - e vice versa - até construção da passarela que permitirá integrar os sistemas. A transferência gratuita só deve começar em 30 de junho. O gestor de atendimento da ViaQuatro, José Luiz Bastos, diz que usuários terão opção de descer na Estação Cidade Universitária da CPTM e usar a Ponte Orca, que faz transporte de ônibus até a Estação Vila Madalena da Linha 2-Verde do Metrô.

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Já a integração com o Terminal Intermodal Pinheiros, projetado pela Prefeitura, não tem prazo. A obra faz parte da revitalização do Largo da Batata e estava prevista para dezembro. Mas o canteiro de obras, ao lado da estação de Metrô, na Rua Capri, está vazio. A SP Obras informou que a retomada do projeto deve ocorrer no segundo semestre. A conclusão levará mais de um ano. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.