Dada como certa, a nomeação do ator e diretor teatral João Luiz Fiani para o lugar de Monica Rischbieter no comando do Teatro Guaíra pode ter subido no telhado. O governador Beto Richa, amigo de longa data de Fiani e espectador frequente de suas peças, estava disposto a fazer a troca, atendendo a pedidos de amigos em comum.
Mas recuou diante da reação dos componentes dos corpos estáveis do Guaíra, que em carta pediram a manutenção de Monica.
Sem máscaras 2
Beto acionou o secretário da Cultura, Paulino Viapiana, que se manifestara contrário à substituição, para resolver a questão. Ontem à noite, Viapiana tinha uma conversa agendada com Fiani para explicar que sua nomeação criaria constrangimento ao governador. A posição oficial sobre o assunto deve ser anunciada hoje.
Cotados e coitados
Em palestra aos professores da Universidade Positivo, na noite de terça-feira, o senador e ex-ministro da Educação Cristovam Buarque afirmou que o sistema de cotas para negros no Brasil é uma tragédia e que se daqui a 20 anos continuar existindo será uma tragédia histórica. Cristovam falou sobre os desafios da educação superior para o corpo docente da UP.
Aula de campo
Um grupo de pós-graduandos em vitivinicultura da Universidade Tuiuti do Paraná inicia hoje um roteiro de 11 dias por vinícolas argentinas e chilenas. Eles conhecerão vinícolas focadas no manejo de vinhos orgânicos e pioneiras na exploração de novos terroirs, nas regiões de Mendoza e Vale Del Maipo.
Um dos alunos é o empresário e ex-secretário da Educação do estado Renato Adur, diretor da Vinícola Araucária, de São José dos Pinhais.
Graças a Deus
Até que enfim a Petrobras perdeu a Graça. Literalmente.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.