Motoristas e cobradores de quatro empresas de ônibus que operam em Curitiba e Região Metropolitana entram em greve parcial na manhã desta quarta-feira (21). De acordo com o Sindimoc, as empresas São José Filial, Araucária Filial, Araucária Matriz e Tindiquera não pagaram a segunda parcela do décimo terceiro salário dos funcionários nesta terça-feira (20), data limite para que isso fosse feito.
Diante de um atraso anterior – no pagamento na primeira parcela do décimo –, os trabalhadores já tinham aprovado o indicativo de greve, o que torna a paralisação desta quarta-feira legal, de acordo com o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira.
A empresa São José Filial atende 27 linhas nas regiões do Centro de Curitiba, Leste e Sul da capital, além de bairros de São José dos Pinhais. A empresa Araucária Filial atua em 21 linhas nas regiões Leste e Sul de Curitiba, além dos ônibus metropolitanos de Araucária, Contenda e Campo Largo.
A Araucária Matriz atende 33 linhas de Araucária, Campo Largo e Contenda. A empresa Tindiquera atende apenas os usuários de 54 linhas da cidade de Araucária.
O Setransp, que representa as empresas de ônibus, confirmou que algumas viações não fizeram da parcela do pagamento do décimo, mas disse que só terá o balanço exato de quais devem paralisar as atividades na manhã desta quarta-feira (21).
Empresas em assembleia
Outras quatro empresas – CCD, Tamandaré Filial, Tamandaré Matriz e Campo Largo – não fizeram o pagamento dos vales dos funcionários, segundo o Sindimoc. Nessas empresas, serão realizadas assembleias no início da manhã para que os trabalhadores deliberem sobre um possível indicativo de greve. A paralisação não foi confirmada nessas viações e será debatida caso a caso nesta quarta-feira (21).