Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná

Sem perspectiva de acordo, greve da Polícia Federal entra na quinta semana

Os agentes da Polícia Federal (PF) do Paraná entram na quinta semana de greve com a perspectiva de manter as paralisações. Nesta segunda-feira (3), em Curitiba, um ato está programado para a manhã com a realização de discursos e a colocação de uma faixa em frente à Superintendência do órgão, no bairro Santa Cândida.

O presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Paraná (Sinpef-PR), Fernando Augusto Vicentine, prevê para os próximos dias referências à Semana da Pátria nas manifestações. "Teremos uma programação diferenciada, com a execução do Hino Nacional, sempre mantendo uma relação respeitosa com a pátria, mas não vamos deixar de protestar", alerta.

Segundo Vicentine, todos os noites ocorrem assembleias regionalizadas após o dia de manifestações. Na quarta-feira (5), a intenção do Sinpef-PR é realizar uma discussão estadual para o esclarecimento de detalhes aos agentes da PF que ficam no interior do estado.

A greve

A greve da PF começou no último dia 7 de agosto, quando houve a aprovação, em assembleia da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) de uma paralisação por tempo indeterminado. Durante o mês de agosto, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e as entidades representativas sentaram à mesa para diversas rodadas de negociação.

Outras categorias também estavam em greve, mas a maioria delas aceitou o reajuste proposto pelo governo de 15,8%, a serem divididos nos próximos três anos. A PF, no entanto, alega que a principal reivindicação da classe não é o aumento salarial, mas sim uma reestruturação na carreira. Outra bandeira defendida pelos sindicatos dos policiais federais é a recomposição do efetivo, que segundo os grevistas, está defasado.

Durante a semana, a Polícia Federal sinaliza ainda para a preparação de uma contraproposta de reajuste salarial e reestruturação de carreira para ser enviada ao governo federal. A decisão foi tomada em assembleia realizada na última quinta-feira (30) em Brasília.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.