O "Setembro Vermelho" começou nesta quarta-feira (7) no Paraná com uma invasão de terra na região de Cascavel, Oeste do estado. Cerca de 300 sem-terra, entre homens e mulheres, ocuparam pela manhã a fazenda Kely, propriedade da rede de supermercados Rimafra, com sede em Toledo.
Conforme informações da Polícia Militar da região, a invasão começou de madrugada, de forma pacífica, e depois foram chegando os sem-terra em carros pequenos e caminhonetes.
A área é considerada produtiva e estava sendo preparada para o plantio por três famílias que moram na propriedade e decidiram ficar no local, mesmo após a ocupação. A área de 840 hectares estaria arrendada para as famílias e sob penhora do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e do governo do estado.
Setembro Vermelho
A ocupação foi coordenada pela liderança do Movimento Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) no Oeste do Paraná. A intenção do MST é colocar 200 famílias na área e conseguir que o imóvel rural seja destinado para a reforma agrária a fim de atender a demanda regional. As famílias que estão no local são de acampamentos em Lindoeste, Campo Bonito, Guaraniaçu e Cascavel.
De acordo com Celso Ribeiro, da liderança do MST no Oeste do Paraná, durante este mês devem acontecer manifestações e atos de protesto contra a política econômica e pela reforma política em todo país, com ocupação de agências bancárias e repartições públicas. Ribeiro diz ainda que este ano o MST escolheu setembro para concentrar as atividades e que as ações não vão se restringir ao Dia da Independência.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião