Os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que ocuparam no último dia 15 a fazenda "3 jota" em Guaravera, região Norte do Paraná, afirmaram nesta quinta-feira (21) que vão começar a plantar. A decisão foi tomada mesmo com uma ordem de reintegração de posse da área, de propriedade do deputado federal José Janene, já expedida pela Justiça.

CARREGANDO :)

Policiais militares estão prontos para pôr em prática o plano de desocupação da área, mas aguardam a autorização da Secretaria da Segurança Pública. De acordo com o Paraná TV desta quinta-feira, nenhum dos trabalhadores acredita que a fazenda será desocupada e a área, segundo eles, será destinada para a reforma agrária.

Segundo a reportagem, os trabalhadores preparam a terra para plantar arroz, feijão, milho e hortaliças. No local eram criadas ovelhas, mas as 1.200 cabeças foram soltas no pasto porque a ração está acabando.

Publicidade

Motivos da invasão

Com a invasão, os trabalhadores pretendem abrir diálogo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para solicitar que as fazendas de Janene compradas com o dinheiro público sejam destinadas à reforma agrária. Além disso, o movimento reivindica que o mandato do deputado seja cassado e que o dinheiro roubado seja devolvido aos cofres públicos.

Confira as imagens do acampamento na reportagem do ParanáTV

Veja também
  • Justiça determina que MST desocupe fazenda de Janene
  • MST invade fazenda de Janene para denunciar corrupção
  • STF rejeita pedido de Janene para aposentadoria por invalidez