• Carregando...

Policiais militares dos batalhões de Paranavaí, Campo Mourão e Cruzeiro do Oeste cumpriram neste domingo o mandado de reintegração de posse na fazenda Monte Azul, em Icaraíma, Noroeste do Paraná. A propriedade de 750 alqueires, pertence ao apresentador de tevê, Carlos Massa, o Ratinho. O local havia sido ocupado por quatro grupos de sem-terra na sexta-feira passada. Participaram da ação de reintegração cerca de 100 soldados da PM.

A ação policial começou por volta das 7h, no momento em que os sem-terra construíam os barracos ao lado da sede da propriedade. Segundo o tenente-coronel Carlos Antônio Aguiar, que comandou a operação, foram apreendidas 76 armas brancas (foices, enxadas e facas), oito trabalhadores acabaram autuados em termo circunstanciado por porte ilegal de armas e resistência à prisão. Um sem-terra ficou levemente ferido ao ser atingido no rosto por uma foice durante confronto com os policiais. Os sem-terra foram levados de caminhões e ônibus para os seus locais de origens: Tapira, Alto Paraíso e Porto Novo, em Icaraíma.

A fazenda Monte Azul estava cercada pelos sem-terra há mais de dois anos. Na sexta-feira passada, cerca de 500 trabalhadores ocuparam a área. Eles dizem que a fazenda ocupa uma reserva pertencente à União. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) informou que fez duas vistorias na propriedade e não encontrou irregularidades que justificassem à desapropriação.

Um interdito proibitório já protegia a fazenda, mesmo assim os sem-terra entraram na área e ameaçavam iniciar os plantio s nesta semana. A reintegração de posse foi concedida pela justiça de Icaraíma pouco depois da ocupação. Os sem-terra disseram que a ação policial foi violenta e feriu várias pessoas, o que foi desmentido pelo comando da operação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]