• Carregando...

Icaraíma – Trabalhadores rurais sem-terra que formam o grupo denominado "Ribeirinhos" retornaram ontem de madrugada para as proximidades da porteira de entrada da fazenda Monte Azul, em Icaraíma, no Noroeste do Paraná. As 70 famílias passaram o dia construindo barracas de lona plástica. O coordenador do grupo, Elias de Oliveira, afirmou que até o fim do ano eles pretendem transferir o acampamento para o interior da propriedade.

Desde 1998, os Ribeirinhos tentam, sem sucesso, incluir a Monte Azul no processo de reforma agrária. A fazenda de 600 alqueires é vizinha da fazenda Estrela, que também mede 600 alqueires, ambas bastante conhecidas na região porque foram compradas há alguns anos pela Agropecuária Café no Bule, do apresentador de televisão Carlos Massa, o Ratinho.

O administrador das propriedades, Matheus Bordonal Gomiero, afirmou ontem que as fazendas foram vendidas há 60 dias para a Agropecuária Lupus, de Arapongas. Gomiero garante que a documentação está em dia e essa foi uma das condições para a conclusão da negociação das fazendas. As propriedades contêm lavouras de cana-de-açúcar, pastagem e produtos agrícolas.

Mas os Ribeirinhos alegam que na região há uma área de 400 alqueires descrita como reserva pertencente ao estado do Paraná. Elias Oliveira diz que a área da reserva daria para assentar cerca de 50 famílias. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) informou, por meio da assessoria de imprensa, que a fazenda Monte Azul já foi vistoriada, e o laudo atestando se ela é produtiva ou não será divulgado até o fim do ano. O Incra informou ainda que há uma proposta de negociação da área para fins de reforma agrária.

A polícia acompanhou a movimentação dos Ribeirinhos a distância. Mas quem chamou mesmo a atenção foi uma arara azul que apareceu no acampamento, surpreendendo crianças e adultos.

Desde 1998, os sem-terra ocuparam a Monte Azul por duas vezes, e em ambas foram retirados à força. Desde outubro passado, eles estavam numa área improvisada no assentamento da antiga fazenda Central, no mesmo município.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]