Um grupo de 1.200 sem-terrinhas, crianças e adolescentes de famílias de assentados e acampados do Movimento Sem-Terra (MST) no Paraná, realizaram na manhã desta quinta-feira (11) uma passeata pelas ruas do Centro de Curitiba. Eles partiram por volta das 8 horas do Palácio Iguaçu e seguiram até a Praça Santos Andrade. De acordo com informações da Agência Brasil, eles estão reunidos em Curitiba para o 7° Encontro Estadual dos Sem-Terrinha, que tem como tema a luta "Por Escola, Terra e Dignidade".
Os sem-terrinha estiveram munidos de bandeiras do MST e do Brasil e faixas. Segundo informações da Rádio CBN, que acompanhou o movimento no local, o clima parecia ser de festa na passeata.
Para o encerramento da manifestação na Santos Andrade, foram programadas várias atividades temáticas durante o ato "Ciranda Pelos Direitos da Criança e do Adolescente". O encontro faz parte das comemorações da Semana da Criança. A mobilização começou na manhã de quarta-feira (10) e vai até sexta-feira (12). Os sem-terrinhas estão acampadas na chácara do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Paraná (Sindijus).
Segundo a assessoria de imprensa do MST, após a marcha, os sem-terrinha participam de negociações com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Secretaria de Estado da Educação (Seed). Eles vão cobrar o assentamento das oito mil famílias acampadas no estado e a implantação e reforma de escolas nas áreas de reforma agrária.
No mês passado, cerca de mil sem-terra realizaram atos nas ruas de Curitiba e acamparam por três dias em frente à sede do Incra, para cobrar agilidade na realização da Reforma Agrária.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora