Desde as primeiras horas do dia 20 de dezembro, os mais de 180 semáforos de Cascavel, no Oeste do Paraná, estão funcionando em um novo sistema durante a madrugada. Da meia-noite às 5 horas eles ficam piscando com a luz amarela, como determina uma lei aprovada pela Câmara de Vereadores. Mesmo contrariada, a prefeitura adaptou os sinaleiros.
O vereador Gilmar Gaitkoski (PSL), um dos autores do projeto de lei, justificou a proposta dizendo que o novo sistema trará mais segurança aos motoristas. Segundo ele, muitas pessoas o procuraram pedindo para que o sistema, que já funcionou em 2002, fosse implantado novamente porque os motoristas corriam risco de assalto ao parar nos semáforos. Agora os condutores podem parar rapidamente, observar o cruzamento e seguir em frente.
Acidentes
A prefeitura vetou o projeto por considerar que durante o tempo em que o sistema funcionou no município o número de acidentes durante a madrugada aumentou. Os vereadores não aceitaram o argumento da prefeitura, derrubaram o veto e promulgaram a lei.
Na primeira madrugada com o novo sistema, dois caros bateram no cruzamento das ruas Manoel Ribas e Presidente Kennedy, local onde há um "semáforo piscante".
A prefeitura informou que técnicos da Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito (Cettrans) estão monitorando o quadro de acidentes. Em nota, a Cettrans disse que está "na expectativa de que não volte a se repetir o mesmo quadro de anos atrás", numa referência ao número de acidentes.