O começo da semana será de tempo fechado em todo o Paraná, com possibilidade de chuva, queda na temperatura em algumas regiões e muitas nuvens. De acordo com o Simepar, nesta segunda-feira (12) o tempo ainda relembra as chuvas fortes do último final de semana, com pancadas atingindo principalmente a região Norte, na divisa com São Paulo, e o Leste, onde estão Curitiba e Região Metropolitana.
Nesta segunda, as áreas de instabilidade que vêm avançando frequentemente pelo estado nos últimos dias se deslocam em direção a São Paulo, mantendo o tempo instável na divisa. As chuvas serão isoladas entre o final da manhã e o período da tarde, entre as cidades de Campo Mourão, Telêmaco Borba e Apucarana, e Londrina e Jacarezinho. Esses municípios registram máximas na casa dos 30° C e mínimas de 17° C. Em Curitiba, a variação será entre 15° C e 28° C. No Litoral, a temperatura será mais elevada, entre 20° C e 29° C.
Nas regiões Sul, Sudoeste e Oeste, não há possibilidade de chuva. As temperaturas variam entre 16° C e 30° C em Pato Branco, de 20° C a 32° C em Umuarama e entre 15° C e 28° C em Guarapuava.
Na terça-feira (13), novas áreas de instabilidades se desenvolvem no período da tarde no Paraná e provocam pancadas de chuva com trovoadas. Também deve haver rajadas de vento moderadas, um pouco acima das normais, na metade Sul do estado. Isso eleva a condição de maré mais revolta nas cidades litorâneas. As temperaturas, no entanto, seguem elevadas, com máxima de 30° C em Curitiba, 32° em Londrina, 34° C em Foz do Iguaçu e 33° C em Laranjeiras do Sul.
A partir de quarta-feira (14), o tempo limpa e as temperaturas caem na metade Sul do estado, com máximas de apenas 22° C na capital e 26° em Paranaguá.
Final de semana chuvoso
O último final de semana, de sexta-feira (9) a domingo (11), foi muito chuvoso em vários municípios paranaenses. Cidades das regiões Norte, Noroeste, Centro e também Centro-Sul registraram chuvas acima ou muito próximas dos 100 milímetros nesse período, valores que correspondem a aproximadamente 50% da média histórica de chuva para o mês de dezembro, de acordo com o Simepar.
Na região de Maringá, choveu em torno de 101 milímetros nos três dias. Entre Umuarama e Guaíra, em torno de 104 milímetros. Em Curitiba, choveu bem menos, mas a instabilidade foi intermitente: cerca de 20 milímetros.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora