Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
OESTE DO PARANÁ

Semana começa com ônibus parados em Cascavel

Trabalhadores que dependem do transporte coletivo em Cascavel, no Oeste, foram surpreendidos na manhã desta segunda-feira (8) com a paralisação de 70% da frota. Motoristas e cobradores estão em estado de greve e vão acompanhar a sessão da Câmara de Vereadores pela manhã para pressionar os parlamentares a derrubarem o veto ao projeto que eliminaria a função dupla de motorista e cobrador.

O projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores, mas vetado pelo prefeito Edgar Bueno (PDT). As empresas alegam que se for necessária a contratação de mais cobradores o impacto na tarifa será de no mínimo R$ 0,20. Motoristas e cobradores dizem que se não for derrubado o veto haverá greve por tempo indeterminado.

As empresas Viação Capital e Pioneira, que prestam o serviço de transporte público em Cascavel informaram que já entraram na Justiça contra a greve por entenderem que ela é ilegal. O sindicato da categoria enviou um comunicado para a empresa no final da tarde de sexta-feira (5) sobre a possibilidade de paralisação dentro de um prazo mínimo de 72 horas. De acordo com as empresas, esse prazo só venceria as 18 horas desta segunda-feira.

Ainda de acordo com as empresas, caso seja derrubado o veto e a lei promulgada pela Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, será agilizado o projeto em andamento para universalizar a cobrança por meio de cartão. Nesse caso, seria eliminada de vez a função de cobrador já que não seria mais aceito o pagamento da tarifa com dinheiro. As empresas pretendem firmar convênios com lojas para que os cartões possam ser recarregados em vários pontos da cidade.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.