A semana começa com chances de tempestades típicas de verão, embora ainda estejamos na primavera, em pontos isolados do Paraná nesta segunda-feira (9), informa o Instituto Meteorológico Simepar. As chuvas rápidas ocorrem por causa do aquecimento que provoca a formação de áreas de instabilidade. A chance maior de chuva neste primeiro dia útil da semana ocorre no período mais quente do dia.
A típica chuva da estação mais quente do ano, no entanto, deixa de ocorrer já nesta terça-feira (10), quando uma frente fria passa rapidamente pelo Paraná. Este sistema, conforme o meteorologista do Simepar Paulo Barbieri, causa chuvas mais generalizadas em todo o estado. "Tem possibilidade de temporais, mas [a frente fria] passa rápido e causa chuvas também bem rápidas."
De terça para quarta, o tempo fica nublado, mas o sol já volta a aparecer no interior logo após a passagem da frente fria. Apenas na região de Curitiba, Serra do Mar e Litoral é que a nebulosidade fica por mais tempo. "A partir de quarta começa a melhorar o tempo, o sol volta a aparecer em todas as regiões e no leste fica alguma nebulosidade."
Nesta segunda ainda deve fazer calor em todo o estado, com máximas na casa de 28ºC, em Cascavel; 27ºC, em Guarapuava; 28ºC, em Londrina e Maringá; 26ºC, em Ponta Grossa; e 27ºC, em Curitiba. Mas a situação muda e os termômetros ficam abaixo dos 25ºC na região da capital paranaense e dos Campos Gerais.
Em Curitiba, a mínima será de 19ºC e a máxima de 25ºC, na terça. Na quarta, com a nebulosidade sobre o leste, as marcas devem sair de 16ºC e chegar apenas a 23ºC. Na quinta, quando o tempo já deve ter melhorado na região, a mínima será de 15ºC e a máxima chega novamente aos 23ºC.
No Litoral, as temperaturas devem alcançar os 27ºC todos os dias desta segunda até sexta. As mínimas é que variam de 23ºC, na terça, para 19ºC, na quarta, quinta e sexta. No que diz respeito a chuva, a previsão é a mesma de Curitiba, com chuva rápida e significativa na terça, nebulosidade variável na quarta e muitas nuvens na quinta mas sem chuva.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora