Um dos primeiros seminários do estado do Paraná, o Rainha dos Apóstolos comemora hoje 50 anos. A festividade do Jubileu de Ouro será realizada com missa de Ação de Graças presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Moacir Vitti, na Catedral Basílica de Curitiba, às 18 horas. O seminário foi fundado em 1957 por Dom Manuel da Silveira DElboux (na época arcebispo metropolitano de Curitiba) e outros quatro padres entre eles, o hoje arcebispo emérito dom Pedro Fedalto. Em cinco décadas, a instituição formou 320 padres, dos quais 13 chegaram ao bispado e seis ao arcebispado. Atualmente, há 18 seminaristas em formação.
O reitor do seminário, o cônego André Biernaski, 53 anos, lembra que durante todo esse período a preocupação maior sempre foi com a educação dos futuros padres. Em 21 anos à frente do centro, Biernaski já foi responsável pela formação de 50 padres. O último ordenado, no início deste ano, foi o padre Wilson Czaia, portador de surdez profunda e que atua na paróquia São Francisco de Paulo. "É um verdadeiro caso de inclusão", ressalta o cônego.
Biernaski diz que a tarefa de presidir o seminário por tanto tempo é um desafio. "Busco mostrar aos seminaristas a importância de se adequar aos novos tempos, na busca de humanização frente às comunidades ", aponta.