A Comissão de Educação do Senado aprovou nesta terça-feira (12), em caráter conclusivo, o projeto que autoriza escolas a receberem doações, inclusive monetárias, de pessoas físicas e jurídicas. O projeto visa incentivar o desenvolvimento dos estabelecimentos de ensino infantil, fundamental e médio.
Com aprovação definitiva nas comissões, o texto não precisa ser votado no plenário do Senado a menos que haja um recurso para a votação. Se não houver recurso, o projeto segue para análise na Câmara dos Deputados.
De autoria do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), o PL 5.193/19 permite que a sociedade civil contribua sem comprometer as obrigações do Estado, e “reafirma a educação como compromisso de todos”.
A proposta altera as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394, de 1996) para permitir que escolas de nível básico recebam doações, em dinheiro ou não, de pessoas físicas e jurídicas. Segundo o autor da proposta, não há previsão legal de doações para essas instituições de ensino.
Styvensson ainda reforçou que as doações não alteram a obrigação do Estado de financiar a educação e que o projeto não cria incentivos fiscais aos doadores, o que acarretaria diminuição das verbas dos entes federados e reduziria o investimento público na área.
Para o senador, a escassez de recursos destinados à rede de ensino do Brasil é uma das principais causas dos problemas enfrentados na área da educação. “Há necessidade de buscar fontes alternativas que possam minimizar as dificuldades enfrentadas pelas escolas e creches da rede pública”, afirmou.
Já o relator do projeto, senador Eduardo Girão (Novo-CE) destacou em relatório que “as deficiências pelas quais passa a educação básica, associadas aos desafios enfrentados pelo País no controle das contas públicas, nos levam à conclusão de que não podemos desprezar fontes de recurso”. O relator lembrou que no caso do ensino superior as doações de pessoas físicas e jurídicas já foram regulamentadas pela Lei 13.800, de 2019. *Com informações da Agência Senado
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Premiê de Assad concorda em entregar poder a rebeldes da Síria
EUA alertam que Estado Islâmico pode tentar “tirar vantagem” da situação na Síria
Segurança pública de São Paulo enaltece recorde histórico de redução de crimes
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora