Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
PEC das drogas

Senado pretende discutir PEC das drogas no plenário na próxima semana

Rodrigo Pacheco
Decisão de não acelerar discussão da PEC das drogas foi tomada durante reunião de líderes do Senado nesta quinta (14). (Foto: reprodução/TV Senado)

Ouça este conteúdo

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decidiu nesta quinta (14) que vai pautar a discussão da PEC das drogas no plenário da casa na próxima semana, após uma reunião com líderes partidários pela manhã. A proposta proíbe o porte e a posse de todas as drogas, incluindo a maconha.

Os senadores decidiram que o debate será realizado em cinco sessões, como estabelece o regimento interno para propostas de emenda constitucional, e a votação do texto está prevista para o início de abril, após a Páscoa.

O relator da proposta na CCJ, Efraim Filho (União-PB), apresentou o parecer com apenas uma alteração no texto proposto por Pacheco, que foi o acréscimo de trecho buscando diferenciar usuário de traficante. Durante o debate, o relator acatou uma emenda de redação para aprimorar essa diferenciação, proposta pelo líder da Oposição, Rogério Marinho (PL-RN).

O senador Jorge Seif (PL-SC), afirmou que a discussão no plenário poderá resultar no aprimoramento da PEC estabelecendo penas diferenciadas para usuários e traficantes e sem proibir o consumo de produtos medicinais autorizados pela Anvisa.

“Natural que tenhamos cinco sessões de debate para ouvir as pessoas a favor para, ouvir as pessoas contra, para ouvir os argumentos e finalizarmos ali com alguma emenda, com alguma mudança de texto, enfim, que aprimore esse importante dispositivo que diz não às drogas no nosso país”, disse em entrevista à Rádio Senado.

O STF retomou a análise da ação sobre a constitucionalidade do artigo 28 da Lei das Drogas, que trata do transporte e armazenamento para uso pessoal, mas o julgamento foi suspenso após um pedido de vista do ministro Dias Toffoli.

O presidente do Senado afirmou que o julgamento do STF sobre a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal é uma “invasão de competência”, destacando que cabe ao Parlamento decidir se algo deve ser crime ou não.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.