
As maiores temperaturas deste sábado (20) são registradas nos dois extremos do estado, segundo o Simepar. Nas duas extremidades, a sensação térmica passa dos 40ºC nesse fim de semana. Em Guaratuba, no litoral do Paraná, a sensação é de 48ºC, enquanto em Foz do Iguaçu a sensação térmica é de 44ºC, segundo os meteorologistas.
“Quanto mais úmido e mais quente, aumenta a sensação de calor, que é agravada pela ausência de vento”, explica o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar. Em Antonina, também no litoral, os termômetros marcam 35ºC na tarde desse sábado, mas a sensação térmica é de 45ºC, diz Kneib.
A temperatura ainda pode subir nas próximas horas, segundo o Simepar. “A máxima ocorre por volta das três horas da tarde”, diz Kneib. As pancadas de chuva que caem no Oeste do estado e no Litoral podem contribuir para refrescar a temperatura no final da tarde.
Em Curitiba, a temperatura está em 30ºC nesta tarde e segundo o meteorologista, não é a mais alta temperatura registrada nesta semana. “Nessa semana já chegou a 32ºC na quinta-feira”, diz Kneib.
A previsão é que o calor continue neste domingo (21) e só dê uma trégua na segunda-feira (22). “Amanhã [domingo] vai ser muito quente, mas segunda-feira tem uma frente fria que diminui o calor da tarde”, diz o meteorologista do Simepar. Apesar de diminuir o calor, a temperatura em Curitiba deve chegar aos 27ºC na segunda.