O governador Sérgio Cabral (PMDB) lançou nesta segunda-feira a campanha "Rio sem Homofobia". Durante o ato, ele estimulou policiais civis e militares e bombeiros homossexuais a participar da próxima passeata gay no estado. "Da minha parte estão todos liberados para participar. Com carro do Corpo de Bombeiros, carro da polícia. Nenhum problema. Em Nova York é assim. Em Paris eles vão uniformizados. Por quê? Porque o amor não deve ser razão para nenhum tipo de discriminação", discursou Cabral, aplaudido pela plateia que misturava autoridades, artistas e militantes gays, lésbicas, travestis e transexuais.
O governador disse ainda que a polícia "vai se reeducar" e atuar no combate à intolerância e à violência contra homossexuais. A campanha "Rio sem Homofobia", do governo do estado, vai distribuir cartazes e veicular peças publicitárias de rádio e TV com o slogan "Discriminação - quando você não participa não vai para frente".
A senadora Marta Suplicy (PT-SP), relatora do projeto de lei que criminaliza a homofobia, também participou do lançamento da campanha. "Enquanto o Legislativo se apequenou nos últimos 16 anos, o Judiciário avançou", disse ela, citando decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, por unanimidade, reconheceu a união civil de pessoas do mesmo sexo.
O superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos e coordenador do programa "Rio sem Homofobia", Cláudio Nascimento, disse que, apesar dos avanços no combate à discriminação, ainda é preocupante a alta incidência de ataques contra homossexuais e de assassinatos. A cantora Elza Soares e a atriz e travesti Jane Di Castro prestigiaram a festa, encerrada com distribuição de rosas e um coquetel.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora