A série de reportagens “Império das Cinzas”, da Gazeta do Povo, é finalista da sexta edição do Global Shining Light Award, prêmio internacional criado para consagrar o jornalismo investigativo produzido em países em desenvolvimento. O material, elaborado pelos jornalistas Mauri König, Diego Antonelli e Albari Rosa, foi publicado em março de 2014.
A nomeação foi divulgada em 8 de setembro. A série vai disputar o prêmio, a ser entregue em 10 de outubro durante a 9.ª Conferência Global de Jornalismo Investigativo, em Lillehammer, na Noruega, com outras 11 iniciativas, produzidas em países como México, Angola, África do Sul, Bangladesh, entre outros.
Leia a série completa
As reportagens da série “Império das Cinzas” podem ser lidas clicando aqui.
O extenso trabalho investigativo da equipe da Gazeta, realizado ao longo de cinco meses, revelou como funciona o contrabando de cigarros, comércio multimilionário que se tornou um incômodo para o narcotráfico e tem reconfigurado a geopolítica do crime organizado na América Latina.
“Império das Cinzas” contou com o apoio do Instituto Prensa y Sociedad, do Peru, e com a colaboração dos jornalistas Martha Soto, do jornal El Tiempo, da Colômbia; e Ronny Rojas, do jornal La Nación, da Costa Rica, para tornar-se realidade, e estes dois últimos também são indicados ao prêmio. O trabalho coletivo tornou possível mapear nove rotas por ar, mar e terra pelas quais o cigarro do Paraguai passa para espalhar-se por toda a América Latina.
Para esta edição, um painel de jornalistas renomados julgou 76 trabalhos, de 34 países, inscritos na iniciativa e publicados entre 1º de janeiro de 2013 e 31 de dezembro de 2014. O prêmio é organizado pela Global Investigative Journalism Network, uma associação de 118 organizações não governamentais (ONGs), de 54 países.
Na edição de 2011, o Global Shining Light Award premiou, de forma inédita para o jornalismo brasileiro, a série de reportagens “Diários Secretos”, produzida em parceria entre a Gazeta do Povo e a RPC. Na ocasião, os jornalistas James Alberti, Katia Brembatti, Gabriel Tabatcheik e Karlos Kohlbach foram até Kiev, na Ucrânia, para receber a honraria durante a 7.ª Conferência Global de Jornalismo Investigativo.
O trabalho paranaense mostrou um esquema milionário de desvio de recursos públicos na Assembleia Legislativa do Paraná. Relembre aqui as reportagens da série.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião